Camila Cruz
Técnica de Som Direto, Editora de Som, Diálogos e Assistente de Produção
Bio
Camila Cruz é responsável pelo som direto, tratamento de diálogos, assistência na pós-produção de som e edição de efeitos sonoros e foleys na maior parte das produções que passam em Data Estelar Estúdios. Contribuiu em produções como 'O Real Mundo de Any Malu' (2023), 'Canal da Charlotte' (2022), 'O Mundo Mágico do Corpo Humano' (2021), Família Pharmaco' (2021), 'Malu Cast' (2022), 'Conexões de Máfia' (2022), 'Mundinho' (2024). Foi vencedora na categoria 'Best Sound Awards' em 2023 no festival internacional 'Top Indie Film Awards' pelo curta de animação 'Dream Eaters’ (2022).
Em 2024 e 2025, contribuiu com a edição de som, foley e efeitos sonoros na pós-produção de diversas produções live-action. Entre elas, a web-série "vertifilme" de sci-fi e terror 'O Mesmo Encontra-se Parado Neste Andar', criada pela Murphys Media; o curta-metragem de dramédia 'Winnie e Sal', pela Naked Filmes; o média-metragem de drama 'Aquela Sombra em Seu Sorriso', do diretor Luciano Santos; o longa-metragem de fantasia/terror 'Cantos Escuros - A Herança de Pietra', produzido pela Nuzzi Filmes e premiado no 'V GO Film' (Goiânia Film Festival) nas categorias Menção honrosa do júri e Melhor longa-metragem escolhido pelo público. E o curta de drama 'A Jornada de Piatã', produzido pela Rockset, no qual Camila também foi responsável pelo som direto. Além disso, ela possui vasta experiência como operadora de som e microfonista em companhias de teatro e peças teatrais como 'Dois Papas' com Zécarlos Machado e Celso Frateschi e o espetáculo ¡Cerrado! indicado ao Prêmio Shell de Teatro em 2024.
E é gerente de mídias da ‘Urutu Áudio', uma empresa que desenvolve instrumentos virtuais para o software Kontakt Full, player da Native Instruments e conta com vendas no Brasil e em outros 23 países.
Ela é especialista nas ferramentas do RX Advanced da iZotope, Pro Tools Ultimate, e também é editora de vídeo fluente no Premiere Pro. É formada em web design e membro fundadora do Palheta Musical, projeto desenvolvido por mulheres que aborda diversos temas do âmbito musical, visando diminuir o apagamento das vozes femininas nesse cenário, trazendo entrevistas, debates e curiosidades.